Pessoas que apontam erros gramaticais nas redes sociais são muito idiotas, diz estudo

Os pesquisadores confirmaram o que muitas pessoas há muito suspeitaram de ser o caso; Aqueles que indicam continuamente os erros gramaticais de outras pessoas on-line são “menos agradáveis” do que aqueles que não o fazem.

O investigador principal do estudo, Julie Boland, da Universidade de Michigan, afirmou que este estudo foi o primeiro de seu tipo. Pretendia-se demonstrar que os traços de personalidade dos indivíduos têm um enorme efeito na forma como reagem ao idioma e à maneira como eles fazem julgamentos sociais sobre erros gramaticais.

A equipe reuniu oitenta e três participantes e mandou ler respostas de e-mail para um anúncio para um novo colega de casa. Algumas das respostas não continham erros gramaticais, e outras continham erros de digitação e erros gramaticais.

Os participantes foram convidados a julgar os escritores das respostas com base em sua inteligência e amizade, a fim de determinar qual companheiro seria o melhor. Depois de terem apresentado essas respostas, foram perguntados se haviam detectado erros na gramática e na ortografia nos e-mails e foram perguntados sobre o quanto esses erros os incomodavam.

Na segunda seção do experimento, os pesquisadores fizeram com que os participantes adotem uma avaliação de personalidade Big Five que classifica os indivíduos em várias escalas.

O teste questiona a abertura, a sensibilidade, a extroversão / introversão, o neuroticismo e a conscienciosidade dos indivíduos. Além do teste, os participantes receberam também um questionário complementar sobre sua idade, contexto socioeconômico e sua atitude em relação à linguagem. Os pesquisadores analisaram os dados e descobriram que todos os participantes avaliaram os potenciais companheiros de casa que haviam cometido erros em sua língua inferior àqueles que não cometiam erros.

No entanto, eles descobriram que havia certos tipos de pessoas que julgavam aqueles que haviam cometido erros gramaticais muito mais duramente do que o resto dos participantes. Eles descobriram que os introvertidos foram muito mais afetados negativamente pelos erros de gramática do que aqueles com uma personalidade mais extrovertida. Eles também descobriram que aqueles com personalidades menos agradáveis ​​tendiam a se tornar mais agravados por erros.

Os pesquisadores sugeriram que isso pode ser porque aqueles com personalidades menos agradáveis ​​tendem a ficar mais aborrecidos por desvios da convenção. O experimento não usou uma escala de amostra particularmente grande, e as variações no tipo de personalidade e sua reação a erros gramaticais foram bastante sutis, o que significa que pesquisas adicionais serão necessárias para determinar que existe um link definitivo.

No entanto, acredita-se que os pesquisadores estão no caminho certo, já que a reação aos erros gramaticais e ortográficos foi melhor determinada pelo tipo de personalidade que a idade ou o histórico educacional. A pesquisa foi publicada no PLOS One.

Partilha esta notícia nas redes sociais e repara as reações dos idiotas.

Via SP

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.